sexta-feira, março 27, 2009

Ah Ganda Lula!


Politicamente incorrecto é certo, mas as verdades são para ser ditas, ainda para mais frontalmente, sem enviar recado por terceiros!

"Resolver o problema da crise, é resolver o problema da emigração, porque não temos o direito de permitir que sejam os pobres que viajam pelo mundo à procura de uma oportunidade, de um salário, de uma renda, que sejam os primeiros a pagar as contas de uma crise feita pelos ricos.
É uma crise fomentada por comportamentos irracionais, de gente branca de olhos azuis, que antes da crise pareciam que sabiam tudo e que agora demonstram não saber nada."
Lula da Silva, presidente do Brasil

6 comentários:

Michel Costa disse...

JP,

Lula é marcado por dizer coisas que os outros políticos não tem coragem de dizer.
No entanto, já existe o senso comum de que a crise só será superada se o consumo continuar. Caso contrário, o mercado vai se retrair ainda mais e a situação pode ficar pior.

Abraços, meu amigo.

Filipe disse...

Politicamente incorrecto? Não creio. Um dos maiores problemas da politica é não encarar a realidade ou como de diz em bom portugues é não pegar o touro pelos cornos.
A falta de discursos frontais é que levam milhares de pessoas a votar sempre no mesmos (bolco central).
Haja alguem com os tomates no sitio que chegue ao povo e diga a verdade nua e crua. Espero que alguem ponha de hoje em diante os olhos e ouvidos no Sr. Lula que sem rodeios pos o dedo na ferida custe a quem cutar e com isso se comece a procurar os verdadeiros "culpados" da situção em que estamos aliviando o peso das costas dos do costume.
Fica bem 1 abraço.

João Caniço disse...

Michel, admiro Lula e todos aqueles que têm a coragem e a frontalidade de enfrentar a realidade tal como ela realmente é.
Sem dúvida que a solução para a crise passa por aí, não se podem é cometer os mesmos erros de incentivo ao consumo do passado, tais como o crédito fácil e afins.
Abraços

João Caniço disse...

Com certeza, Filipe, percebo perfeitamente a tua visão e concordo na globalidade com ela.
Quanto a mim a verdadeira questão está na ilusão que os tais senhores brancos e de olhos azuis patrocinaram às sociedades ditas evoluídas. É verdadeiramente significativo que as pessoas despertem dessa ilusão e encarem a realidade de frente, rumo à mudança!
Abraços

Anónimo disse...

Lula de vez enquando nos surpreende com essas declarações. faz-nos lembrar saudosamente daquele cara que combatia com mais força essa visão imperialista e destrutiva da qual nós somos vítimas.

Muita da mão-de-obra usada para o crescimento da econonia de países como os EUA e na Europa vêm de países cuja população sofre pelas desigualdades sociais e com as oportunidades de trabalho. Sem chances na sua terra, a busca pela realização de um sonho de ter a casa própria e de ter uma vida menos sofrida está na cabeça de muitos brasileiros e afins. A diferença é que enquanto essas pessoas ralam em subempregos, os nativos, em posições superiores insistem muitas vezes em desqualificar a importância desse contingente. E isso, infelizmente, levará anos para ser mudado.

João Caniço disse...

É verdade, é pena que o Poder torne as pessoas como Lula menos preocupadas com os aspectos sociais e mais embrenhadas nos assuntos materiais... Felizmente, parece que de vez em quando lá vem ao de cima a sua faceta de sindicalista, fortemente preocupado com as causas sociais...
Sem dúvida, estou de pleno acordo com o teu segundo parágrafo, pouco mais tenho a acrescentar sobre o mesmo. Apenas digo que com a forte crise a carregar sobre os EUA e União Europeia, o desemprego está a aumentar vertiginosamente e muita dessa mão-de-obra que referes, provenientes de países mais desfavorecidos está a ficar sem trabalho. Isto poderá originar graves convulsões sociais e crescimento de sentimentos de nacionalismo e revolta para com os estrangeiros, tal como aconteceu recentemente em Inglaterra numa enorme repulsa contra emigrantes portugueses e italianos...