sábado, março 14, 2009

Os colossos também são goleados!


Brilhante triunfo do Liverpool em Old Trafford por quatro bolas a uma! O todo poderoso campeão inglês, europeu e mundial Man Utd foi autenticamente cilindrado pela fantástica capacidade táctica dos reds e extrema desenvoltura e eficácia com que desferiram os golpes fatais no rival.

O jogo era de importância absolutamente vital para o Liverpool, já que partia com 7 pontos de atraso para o Man Utd, que ainda tem uma partida em atraso e vinha de 11 vitórias consecutivas na prova!
Benítez abdicou de Xabi Alonso, lançando o rudimentar Lucas no meio campo ao lado de Mascherano. Gerrard foi o pivot ofensivo actuando atrás do homem mais avançado, Fernando Torres, formando aquela que é na minha opinião a melhor dupla ofensiva da actualidade. Ferguson preferiu Tevez a Berbatov, colocando Park e Ronaldo nas faixas com Anderson e Carrick no centro do terreno.

O Man Utd entrou melhor e adiantou-se no marcador sensivelmente a meio da primeira metade graças a uma penalidade convertida em potência por Cristiano Ronaldo a punir derrube de Reina a Park. O Liverpool não sentiu o toque e pouco depois Fernando Torres, em tarde inspiradíssima, aproveita um duplo erro de Vidic, isola-se e bate com grande categoria Van der Sar! Animados com o empate, os jogadores dos reds continuaram a subir de nível com uma excelente circulação de bola e perto do intervalo Gerrard é derrubado dentro da grande área por Evra. Penalty claríssimo que o capitão dos reds converteu com mestria (foto ao lado) colocando a formação de Merseyside em vantagem ao intervalo!

No recomeço o Man Utd surgiu em grande rotação, com um futebol extremamente rápido e dinâmico ao qual o Liverpool se conseguiu opor graças a uma capacidade defensiva irrepreensível!
Com o avançar do relógio o futebol dos red devils começa a perder fluidez e consistência. É então que a cerca de 20 minutos do final Ferguson lança de uma assentada Berbatov, Scholes e Giggs. As alterações não surtem efeito porque apenas 2 minutos depois Vidic, em tarde negra, dá uma fífia monumental perdendo a bola para Gerrard em zona proibida, este aproveita a deixa, isola-se e é atropelado pelo central sérvio! Cartão vermelho! Excelente o árbitro Alan Wiley, não apenas neste lance, como também no ajuizar das duas grandes penalidades.
Na sequência, livre sobre a meia direita bem ao jeito do pé esquerdo de Fábio Aurélio, que com uma execução portentosa bateu sem apelo nem agravo o estático Van der Sar (foto em baixo)! O jogo estava decidido, mas não terminaria sem o ampliar da vantagem por parte de Dossena e já bem perto do fim foi Gerrard a desperdiçar de forma clamorosa aquele que seria o 5º golo e uma verdadeira humilhação para o Man Utd!

Desde Janeiro de 1992 que o Man Utd não sofria tantos golos em casa numa partida a contar para a Premiership! Na altura, o Queens Park Rangers venceu no Teatro dos Sonhos também por 4-1!
Apesar do estrondoso triunfo, a vantagem está toda ainda do lado do United, quatro pontos à maior e um jogo em atraso com o Portsmouth. O campeonato poderia ter ficado hoje praticamente decidido, mas a enorme tenacidade da equipa de Benítez faz continuar bem viva o interesse pelo triunfo na competição, prolongando uma semana verdadeiramente perfeita após a goleada imposta ao Real Madrid na Champions!

4 comentários:

Michel Costa disse...

Realmente a partida que o Liverpool realizou em Old Trafford foi soberba, JP. Mas é impossível não condicionar o resultado final à partida horrível realizada pelo zagueiro Vidic.
Poucas vezes vi, em alto nível, uma atuação tão comprometedora! Felizmente para o United isso não é uma constante...
No mais, torço para os Reds chegarem ao seu tão esperado 19º título inglês.
Abraço!

João Caniço disse...

É verdade, Michel, eu até considero Vidic o melhor defesa central da actualidade, mas ele esteve em tarde simplesmente negra, com erros terríveis, que ajudaram a contrabalançar a partida a favor dos 'reds'!
Também estou a torcer pelo Liverpool, mas vai ser muito complicado devido ao avanço que o United já leva... Curiosamente recordo-me de ver o Leeds United e o Blackburn Rovers campeões e dos 'reds' não, pode ser que seja este ano, mas penso que aquela série de empates caseiros comprometeram decisivamente a conquista da 'Premiership'...
Abraços

Anónimo disse...

Sacanagem o Chlesea enfrentar o Liverpool de novo!

JP, podemos duelar nesse confronto, afinal, minha simpatia pelos 'blues' de Londres permanece lá, no fundinho do coração :-)

Ciao!

João Caniço disse...

Cyntia, que mais posso dizer? Pela 5ª época consecutiva Liverpool e Chelsea encontram-se na 'Champions'! Começo a pensar que há qualquer força oculta durante o sorteio que faz as bolinhas 'blue' e 'red' encontrarem-se sempre! ;)
Para já, a vantagem é do Liverpool com duas eliminações na meia-final (2005 e 2007) contra uma do Chelsea (2008)! Em 2006 fizeram parte do mesmo grupo, passando os dois à segunda fase.
Acho que o Liverpool tem uma pontinha de favoritismo, muito ténue, mas mais uma vez acho que a eliminatória se irá decidir nos pequenos detalhes...
Ciao e boa sorte!

PS: Tomara que a final da 'Coppa Italia' também nos permita ter novo confronto! :p