segunda-feira, janeiro 21, 2008

Azar, azar, azar e mais azar...

Se existe equipa que tem uma natural predisposição para o azar é certamente o Atlético de Madrid! Desde a ida de Paulo Futre para a capital espanhola no já longínquo Verão de 1987 para alinhar pelos colchoneros tornei-me fã e seguidor da equipa rojiblanca. Em 20 anos já passaram alguns dos melhores jogadores mundiais pelo clube de Manzanares, mas os títulos ganhos nesse período são apenas quatro, 3 Taças do Rei e 1 Liga Espanhola! É óbvio que o azar não explica tudo, há muitas mais vertentes a ter em consideração, mas quem viu ontem o derby de Madrid decerto concordará que tenho uma pontinha de razão...
O Atlético partia para o 1º jogo da 2ª volta no 3º lugar a 10 pontos do líder Real, e caso continuasse a querer sonhar com o título a vitória era imprescindível, mas o primeiro azar aconteceu logo aos 30 segundos com Pablo a oferecer a bola a Robinho que não teve dificuldades em endossar a bola ao capitão blanco e ex colchonero Raúl que marcou o 1º golo do jogo. Tremendo balde de água fria num Calderón a rebentar pelas costuras! O Atlético demorou a reagir, a equipa sentiu muito o golo, mas a partir dos 15-20 minutos assistiu-se a um vendaval ofensivo dos rojiblancos, com os dois alas, Maxi e Simão verdadeiramente endiabrados, criando inúmeros desequilíbrios na defesa merengue e tentando libertar os dois avançados, Agüero e Forlan. A barra por duas vezes e Casillas com 3 ou 4 defesas fantásticas impediram o Atlético de empatar a partida, foi quase inacreditável o desperdiçar consecutivo de chances tremendas para marcar! Perto do fim da 1ª parte novo azar, Simão que estava a jogar muito bem sobre a esquerda teve que sair devido a lesão muscular e entrou Reyes, que pouco jogou e tarda em mostrar rendimento condigno para quem brilhou intensamente no Sevilha ainda bem jovem. E como um azar nunca vem só, mesmo a terminar a 1ª parte numa das poucas descidas do Real à área colchonera, ganham 1 canto e na sequência Pablo (novamente a falhar...) esquece-se de marcar Van Nistelrooy que falha o remate, a bola sai enrolada, bate no chão, modifica a trajectória impedindo assim Abbiati de chegar ao lance! Golo incrível, estava feito o 2-0 de uma maneira bem esquisita e totalmente contra a corrente do jogo! Não há equipa que resista a uma 1ª parte destas e o Atlético não é excepção, a 2ª parte foi bem mais monótona com apenas alguns lampejos de classe do puto Agüero colocando em sentido Casillas uma ou duas vezes.
Depois deste resultado o Atlético diz adeus ao título, desceu para 4º lugar, mas tem tudo para garantir um lugar na Champions na próxima época, basta não desanimarem, terem um pouco mais de sorte em termos ofensivos e melhorar bastante o aspecto defensivo, em especial Pablo, jogador de categoria, internacional espanhol, que esteve simplesmente irreconhecível...

32 comentários:

Anónimo disse...

Ok este comentário não tem nada a ver com este post mas não posso perder a opurtunidade de elogiar (mais uma vez)não só os teus blogues, mas a tua pessoa.
Estive a dar uma vista de olhos nos arquivos (2006 mais precisamente)e constatei que houve uma altura desse mesmo ano as tuas escritas foram bastante melancolicas onde citavas por varias vezes os teus medos , angustias,questões mal resolvidas ,etc. Mas como em tudo na vida a evolução não parou,e é com muito agrado que vejo que tu não so soubes-te ultrapassar esse momento menos bom,mas tambem soubes-te evoluir no sentido positivo,aqui aplica-se o velho ditado "o que não me mata torna-me mais forte". O teu precurso na ultima decada foi muito positivo porque sempre foste muito interessado a nivel da cultura geral,politica ,desporto, etc e agora constato que esse interesse não caiu em "saco roto",tens uma escrita super interessante para quando um livro? ate a carolina salgado tem um =),uma personalidade politica muito vincada e cultura geral a exelente nivel e não tenho duvidas que na tua formação como homem tens sempre presente os valores mais nobres da vida.
Continua a "postar" que eu continuarei a ler com muito prazer.
P.S. Podes não concordar com nada ou com algumas linhas deste comentário mas é uma imagem que tive sempre de ti acentuada por estarmos á beira dos 30. Abraços da Vera ,do Tomas e do Filipe (oceano) .

Anónimo disse...

Ah, não vi esse 'derby'. Meu pai é que me ditava alguns lances pelo telefone! Ele tem na casa dele o famosos canal 128 da Sky, que aqui no Brasil detém os direitos de transmissão do jogo mais importante da rodada. Mas não posso reclamar, eu vi o 'derby' Barça e Real, né?

Enfim os italianos comentaram com tom de desdém o lance do Abbiati. Não entendi, sabe. O lance do Agüero no primeiro tempo é que foi de matar. Que gol ele perdeu. E Casillas jogou muito pelos lances que vi. Sorte na próxima!

Abraços,

PS. O Tottenham neste momento está detonando o Arsenal pela 'Carling Cup' - a essa altura a partida já está 4-1!. JP, uma partida incrível. E o Berbatov ainda colocou uma bola na trave!

João Caniço disse...

Bem, Filipe este teu comentário é um dos mais sublimes e fortes que já recebi, sinto-me lisonjeado com todos os teus elogios :)
É verdade, admiro a tua perspicácia porque tive de facto um ano de 2006 muito complicado, em especial em termos familiares com problemas muito graves que não me envolviam directamente mas, afectaram e muito. Talvez tenha encontrado na escrita uma boa maneira de 'desabafar', e apesar de ter sido uma fase muito má, eu costumo dizer que tudo na vida tem lados bons e maus, mesmo esse mau momento permitiu-me 'crescer' e tornar-me uma pessoa muito mais forte do que era. A melancolia na escrita considero que é uma das minhas principais características especialmente nos 'sonetos' que acho que não ficam engraçados se não 'levarem' uma boa dose de melancolia ;)
Modéstia à parte, acho que tenho uma cultura geral bem razoável, daí escrever sobre vários temas que penso perceber pelo menos um pouco neste espaço, embora haja vários temas que não domine e que não me atrevo a escrever sobre eles, não vais ler aqui nada sobre o carro X ter mais cavalos que o Y ou mais cilindrada ou que o portátil da Toshiba tem mais RAM que o da Tsunami porque percebo muito pouco sobre esses temas por exemplo...
Tocaste num tema interessante, escrever um livro, é um objectivo que tenho e um dia mais tarde quero concretizá-lo, se tal chegar a acontecer podes contar com um autografado ;)
Vou continuar a escrever com certeza, enquanto tiver tempo e motivação podes contar com isso e fico muito contente que continues a passar por cá :)
Muito obrigado mais uma vez pelo comentário, está sublime :)
Ah e ainda falta muito para chegarmos aos 30, há que aproveitar os 20's ainda ao máximo :)
Um enorme abraço para ti, para a Vera e para o pequeno Tomás =)

João Caniço disse...

Eu assisti ao jogo no café, aqui é a SportTV, canal codificado só para assinantes que transmite os jogos da Liga Espanhola. Comparando com o jogo entre o Barça e o Real, apesar da derrota do Atlético gostei mais deste, foi mais espectacular, em especial a 1ª parte, mesmo com todo o azar que o Atlético teve... Referiste os dois melhores em campo quanto a mim, o 'puto' Agüero que já é um jogador tremendo e o Casillas que provou porque razão é considerado o 3º melhor guarda redes da actualidade.
Penso que o Abbiati não teve culpa no golo, acho que os italianos exageraram...
Soube agora do resultado do Tottenham, fantástico 5-1! Já dei as minhas 'condolências' a uma amiga que é adepta dos 'gunners' eh eh eh ;) A ver se vejo logo o resumo, Berbatov deve ter estado em grande para não variar!
Abraços

Anónimo disse...

JP, Esse lance do Berbatov foi uma pena ele não ter feito o gol. Seria um golaço!

A final da Crling Cup será entre Tottenham e Chelsea. Boa :)

João Caniço disse...

Pois foi, Cyntia, já assisti ao resumo e seria um golo fantástico do Berbatov! Tem tudo para ser uma final espectacular, vou torcer pelos 'spurs' ;)
Abraços

Anónimo disse...

OK.
Você com 'Spurs' e eu com Chelsea ;)

Ciao!

João Caniço disse...

Eh eh eh como não está lá o Liverpool não posso torcer por nenhum dos 3 grandes rivais... ;)
Abraços e boa noite

Anónimo disse...

ehehe
como você escreveu no 'Psicologia', pra semana tiramos muitas provas de Copas ;)

João Caniço disse...

É já esta semana a final da Carling Cup?
Quanto à Copa Itália, oxalá que ambos festejemos as respectivas passagens às meias finais :)

Anónimo disse...

Opa,
Ainda não. Nessa semana tem rodada de meio de semana na Premier League. Na quarta-feira, Liverpool enfrenta fora de casa o West Ham e o Chelsea (não ia deixar de mencionar, né?!) enfrenta o Reading em Londres.

Fui dar uma olhadela no site da FA Cup e a próxima rodada, a quinta, será em 16 de fevereiro.

Já a Carling Cup, que chega ao fim, terá a final disputada em 24 de fevereiro entre Tottenham e Chelsea. Já posso conquistar o primeiro troféu da temporada ;)

Ciao!

João Caniço disse...

Ah ainda falta quase 1 mês então, vamos a ver se os 'Spurs' não surpreendem ;) eh eh eh
Pois, também já vi que vai ter rodada da Premiership a meio da semana, será desta que o Liverpool vence depois de tantos empates? O Chelsea tem um jogo bem acessível...
Abraços

Anónimo disse...

Vou torcer pro Liverpool na FA Cup, menos quando, se for o caso, enfrentarem o Chelsea ;)

Como diz o Ancellotti e o Mancini, esse troféu de Copa não vale muita coisa, não... ehehe ;)

Abraços,

João Caniço disse...

Ui não concordo com o Ancelotti! Acho que as Taças de cada país são muito prestigiantes, em especial a Taça de Inglaterra (FA Cup) que é a competição mundial que existe há mais tempo, bem mais de 100 anos, e onde evoluem o maior número de equipas na mesma competição... Acho que Ancelotti perdeu uma boa chance de estar calado...
O Chelsea já eliminou o Liverpool da Carling Cup, por isso não me admirava que fizesse o mesmo da FA Cup... mas como o Liverpool está quase arrumado da Premiership pode ser que o Benítez aposte forte em vencer a Taça ;)
Abraços

João Caniço disse...

PS: Raro é o ano em que falho ver a final da FA Cup, é sempre um jogo muito especial, com uma atmosfera envolvente única, ainda para mais agora que retornou a Wembley :)

Anónimo disse...

Acho que a declaração de Ancellotti mais serviu como uma tentativa de se desculpar à torcida pela eliminação da Copa pelo? Catânia. E diga-se de passagem, foi mal digerida pelos 'tiffosi rossoneri' que em coro lamentaram a exclusão do time da competição.

Essas taças acabarem perdendo o valor para alguns times e treinadores por não garantirem mais acesso a nenhuma competição euroéia aos vencedores. No passado havia a Recopa, que reunia os campeões das Copas caseiras. Era a segunda em importância, só perdendo para a Champions. Com a extinção da Recopa, as Taças foram perdendo terreno. Concordo com você, é uma competição que garante sim um certo prestígio ao vencedor. Ainda mais quando se consegue ganhar a Copa e o Campeonato local. A 'sua' Juve mesmo conseguiu isso em 95, né? Manchester United também e o Bayern de Munique idem. Opa, sem esquecer Liverpool :)

Abraços,

Anónimo disse...

* acabaram

Complementando a questão de garantir prestígio aos clubes, ela acaba sendo um prêmio ao desempenho do time na referida competição. Por exemplo, para um time que não tem chances de vencer o campeonato, aí entra os 'Reds', por exemplo, o troféu vale e muito. Lembro-me da Fiorentina, com aquele treinador de lá, papa títulos de Copas, venceu derrotando o Parma numa final, acho que em 2001 e o mesmo Parma, no ano seguinte venceu. Dois times pequenos.

Não acredito nessa mentalidade de time que se ache superior aos outros a ponto de esnobar a Copa. Se vencessem seriam eles mesmos a se vangloriarem com o discurso que eles próprios outrora condenaram: 'Não vencemos o campeonato, mas vencemos a Copa.'

Afinal, para que compram meio mundo de jogadores? Não é para fazer frente em todas as competições de que participam? Então, esse discurso deles é bem furadinho.

João Caniço disse...

Concordo plenamente com a tua análise Cyntia, na altura fui contra a extinção da Taça das Taças (Recopa), acho que era uma competição com muito interesse que reunia todos os vencedores das taças dos respectivos países, mas a 'magalomania' em que se tornou a quase 'obsessão' de se participar na Champions levou à extinção da prova com a conivência de clubes e da UEFA... Platini tem tomado umas medidas acertadas, pode ser que ele se lembre de voltar a colocar a 'Recopa' no mapa das provas europeias, eu sou totalmente a favor!
Quanto às declarações de Ancelotti e doutros treinadores quando são afastados das taça parecem-me desculpas de mau perdedor, especialmente os clubes 'grandes' que montam plantéis caríssimos e extensos e depois não querem vencer as provas todas não? Vão contar essa para adeptos 'cegos'...
Amanhã lá estarei a torcer para que a Juve passados 13 anos consiga ficar mais perto de vencer de novo a Copa de Itália :)
Abraços

Anónimo disse...

JP,

Gostaria de ver essas competições Européias 'renovadas', mas sei que é uma verdadeira utopia, já que hoje, os interesses econômicos levam embora um pouco da magia do futebol jogado.

Seria legal ver a Champions com os campeões e vices dos países participantes. E a Recopa de volta com os campeões e vices das Copas. Se os vices ficassem de fora, que trouxessem os champions todos. Países participantes é que não vão faltar :)

João Caniço disse...

Eu também gostaria de ver as competições europeias a serem disputadas de uma forma mais justa e penso que Platini está a tentar fazer algo por isso, mas é um trabalho muito difícil devido aos grandes interesses económicos envolvidos. Penso que a lei dos 6 jogadores da nacionalidade do país do clube no 11 titular pode vir a ser uma boa medida para equilibrar a contenda entre clubes ricos e pobres. Por exemplo, ainda ontem reparei que a Juve começou o jogo com 9 italianos e o Inter apenas 2! Apenas Nedved e Salihamidzic na Juve e Toldo e Balottelli no Inter e mesmo assim o jovem é de origem ganesa...
Abraços

Anónimo disse...

Hoje lia uma revista de futebol daqui chamada 'Trivela' e logo nas primeiras páginas há um artigo com as mudanças que serão implantadas para a temporada 09-10. Pessoalmente defendo a volta da Recopa, que não acontecerá. Os vencedores das Copas nacionais terão direito ao acesso a Champions, mas não ainda em 09-10. E os países mais bem colocados no ranking terão 3 vagas diretas. Ainda está confuso pra mim. O que me fica é a impressão de que as competições contarão com mais e mais países...

Abraços,

João Caniço disse...

A extinção da URSS e o seu desmembramento em 15 países, a maioria dos quais europeus aliada à separação da Jugoslávia em 6 países e a divisão da Checoslováquia em Rep.Checa e Eslováquia fizeram aumentar de uma maneira enorme o número actual de países europeus que penso que andam pelos 50 e poucos... Se bem me lembro no final dos anos 80 eram 30 e poucos. Era muito fácil na então denominada Taça dos Clubes Campeões Europeus organizar a prova, fazia-se uma ou duas pré-eliminatórias entre os países mais fracos e ficavam 32 equipas para disputar os 16 avos de final, nada mais simples. Depois com o tal surgimento de novos países no Leste e o novo quadro competitivo da Champions, aliado à extinção da 'Recopa' provocaram essa total reformulação nos quadros competitivos. Quase todos os anos tem mudado, é preciso estar muito atento para perceber todas essas mudanças. Por acaso ainda não li como irá saber, mas presumo que ao ler também ache confuso tal como tu achaste. Também sou a favor do ressurgimento da 'Recopa' e de uma Champions mais 'democrática', com menos clubes dos países ricos e mais dos países menos ricos, que é o que Platini defende, apesar de ser difícil levar essa ideia avante devido aos grandes interesses económicos, sempre o pior do capitalismo metido nestas questões... Daí que a tal obrigação de ter 6 jogadores nativos no 11 inicial irá nivelar mais as equipas independentemente de terem dinheiro ou não...
Abraços

Anónimo disse...

JP, Pois é. Você toca num tema que eu acho muito interessante e que sinto falta de uma literatura à respeito. Futebol e Geopolítica. Para você ver, não é apenas o aspecto econômico que mudou a maneira do futebol ser encarado hoje em dia. As diversas mudanças ocorridas na Europa, principalmente, ocasionaram na necessidade de se repensar a organização das competições no continente de modo a abarcar todos esses novos países.

Isso me lembra que há 14 anos atrás, na Copa realizada na Itália, a seleção Campeã foi a Alemanha Ocidental. E quatro anos depois, essa mesma Alemanha foi para os Estados Unidos composta por atletas de ambas as partes. Se você se lembrar, Matthias Sammer, era jogador da Alemanha Oriental e foi para a Copa de 94 já com os países unificados.

Abraços,

João Caniço disse...

É verdade, Cyntia, focaste um assunto extremamente importante e que poucas reflexões tem tido em vários aspectos, nomeadamente a literatura tal como referes.
Referi vários exemplos e esqueci-me da reunificação alemã, óptima lembrança Cyntia. Não sei se já viste algum resumo ou documentário sobre o assunto, mas no Mundial de 1974 disputado na RFA, houve na 1ª fase um explosivo RFA-RDA que foi muito mais do que um simples jogo de futebol, o confronto entre duas ideologias distintas, profissionais contra amadores... curiosamente a RDA venceu por 1-0, mas no final acabou por ser a RFA a conquistar o título naquela célebre final contra a Holanda. Recordo-me muito bem do Sammer, era um jogador que apreciava bastante, foi a grande figura da selecção alemã no Euro 96. Curiosamente também o melhor jogador alemão da actualidade é originário do Leste, Michael Ballack.
Abraços

Anónimo disse...

Já vi algo a respeito desse mundial, mas o confronto me passou desapercebido. Vou ver se tem algo no 'Fifa Fever' para recordar.

Mudando de futebol para o cinema, rapidamente, me veio à cabeça um filme legal que se passa nessa época da queda do Muro de Berlim 'Adeus-Lênin' / 'Goodbye Lenin'. Você já viu?

Voltando ao esporte, Não sabia da origem 'leste' do Ballack. O Thomas Hässler é de Berlim, mas da parte Ocidental, então sempre defendeu a RFA.

Uma coisa é certa, passamos nossa infância/adolescência durante um período histórico muito rico. Essas transformações todas sofridas com a queda do regime comunista na Europa ficarão em nossas memórias e hoje, com mais entendimento, conseguimos vislumbrar o quanto isso afetou o esporte de que tanto gostamos ;)

Abraços,

João Caniço disse...

Sim Cyntia, já vi esse filme, 'Adeus Lenine' como foi denominado por cá, achei bem interessante a sua história, está muito bom mesmo!
É verdade, Ballack é originário da parte leste alemã embora como profissional tenha jogado sempre em clubes do ocidente, Kaiserslautern, Leverkusen e Bayern Munique.
Eu ainda era criança quando caiu a União Soviética e os regimes dos seus países aliados e desde então tenho lido e visto documentários sobre o assunto. Em termos desportivos eram países muito evoluidos, basta lembrar que a URSS e a RDA dominavam o quadro de medalhas nos Jogos Olimpicos e a Roménia a ginástica. No futebol a URSS, Checoslováquia e Polónia em várias fases da História tiveram óptimas selecções assim como o próprio Dínamo Kiev na década de 80.
Com certeza que houve muitas mudanças no aspecto futebolístico nesses países, a lei Bosman foi má em muitos aspectos tais como os clubes ricos poderem ir buscar muitos jogadores de boa qualidade a esses países e desequilibrar decisivamente a 'balança'...
Abraços

Anónimo disse...

Jp, mudando meio que de assunto, o que me dizes do Atlético de Madrid nessa rodada que passou do Espanhol?

Ciao!

João Caniço disse...

Está um pouco em crise o Atlético, foi eliminado da Copa do Rey pelo Valência e agora cedeu um empate comprometedor em pleno Calderón...
Pelo resumo que vi falharam imensos golos, em especial o Agüero e o Maxi...

Anónimo disse...

Xiiii. Nesse fim de semana que passou eu me desliguei da Espanha. Eu gostei mesmo é de voltar a acompanhar a Premier, algo que fazia anos atrás :) e que sabe se lá o porquê abandonei. Só não posso é me esquecer dos dérbis.

Obrigada :)

João Caniço disse...

É, o Real perdeu em Almeria e permitiu a aproximação do Barça. Dos 3 grandes campeonatos da Europa o espanhol é o que tenho seguido menos também, tenho visto muito mais Premiership e Calcio ;)
Eu aviso-te quando forem os derbies ;)
Abraços

Anónimo disse...

Obrigada! ;)

O Calcio mora no meu coração. Acho que nunca deixarei de acompanhá-lo na vida. Talvez no futuro até possa ver menos, mas deixá-lo? Jamais!

Agora com a Bundesliga de volta, a verei também, pois ainda trabalho sábado, mas volto à tempo para casa. Sem contar que os comentaristas são muito bons. Entendem e muito dos times, o que me atrai, porque sempre vou aprendendo coisas novas. E tem o Toni, né? ;)

Ciao!

João Caniço disse...

Eu também penso o mesmo, já sigo o 'Calcio' intensamente há cerca de 15 anos e nunca me fartei até hoje e duvido que me farte ;)
A Bundesliga sigo por alto, gosto do estilo de jogo do Bremen, de um doutro jogador do Bayern e acompanho pelo menos os resultados e a tabela, já que não passam jogos por cá... Sim, quando os comentadores são bons até acabam por prender mais a atenção a quem está do outro lado, pena que muitas das vezes não seja assim como já falámos... Sim, o Toni é um dos tais jogadores do Bayern que aprecio :)
Ciao!