quinta-feira, janeiro 03, 2008

Frases do Ano 2007

"Porreiro, pá!" - José Sócrates, para Durão Barroso na madrugada de 19 de Outubro no anúncio do tratado de Lisboa.

"A margem Sul é um deserto... não há cidades, não há gente, não há hospitais, nem hóteis nem comércio." - Mário Lino, a justificar a impossibilidade da construção do aeroporto em Alcochete, Maio.

"Não aprecio literatura de cordel." - Pinto da Costa, sobre o livro de Carolina Salgado, Junho.

"Uma pessoa formada em Engenharia pela Universidade Independente se calhar não tem muitos a dizerem-lhe 'Olhe, venha ali construir-me uma ponte!'" - Manuela Ferreira Leite, sobre a polémica envolvendo a licenciatura de José Sócrates.

"Foi talvez a maior derrota da minha vida." - Marcelo Rebelo de Sousa, sobre a vitória do 'Sim' no referendo ao aborto, Fevereiro.

"Comove-me pronunciar o nome de Cécilia. É a única mulher que tem influência sobre mim." - Nicolas Sarkozy, sobre a relação com a sua então esposa, Junho.

"O meu PCP (eu acho que há mais de um partido dentro do PCP) é o PCP de Luís Sá, João Amaral." - Ricardo Araújo Pereira, sobre a sua militância e ideologia no PCP na Grande Entrevista da RTP, Janeiro.

"Fuck him..." - Joe Berardo, sobre Rui Costa, Julho.

"Por qué no te callas?" - Juan Carlos, rei de Espanha, para Hugo Chavéz, presidente da Venezuela, que chamara 'fascista' ao ex PM espanhol, José Maria Aznar, Novembro.

"Guantánamo é um sítio civilizado." - Boyden Gray, embaixador dos EUA na UE, Março.

"Não há nenhum autarca tão preocupado com a lei como eu." - Fátima Felgueiras, durante uma sessão de julgamento em que é arguida no âmbito do caso 'saco azul' da CM de Felgueiras, Março.

"Sou contra a homossexualidade exposta." - José Cid, sobre Elton John, Abril.

"Há pessoas que são grandes, mas não são grande coisa e que ou não sabem ler ou não sabem o que dizer a partir de certas horas do dia." - Carlos Queiroz, treinador do Man Utd, referindo-se a Filipe Soares Franco, presidente do Sporting, Novembro.

"Estão ali uns indivíduos, não tenho tempo, podes recebê-los?" - Carmona Rodrigues, a explicar como Santana Lopes lhe proporcionou o primeiro contacto com a Bragaparques.

"Portugal acabará por integrar-se na Espanha." - José Saramago, referindo-se ao facto de ser apoiante de uma União Ibérica.

"Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU têm como primeiro mandato zelar pela paz no mundo, mas são, ao mesmo tempo, os cinco maiores produtores de armas." - Fernando Nobre, presidente da AMI, Junho.

"Fui enganado nos relatórios sobre o Iraque." - Durão Barroso, justificando ter sido o anfitrião da cimeira das Lajes, nos Açores, e ter decidido juntamente com Bush, Blair e Aznar a invasão do Iraque.

"E o burro sou eu?!? O ruim sou eu?!?" - Luiz Felipe Scolari, furioso com os jornalistas presentes na conferência de imprensa após o jogo com a Finlândia que qualificou Portugal para a fase final do Euro 2008, Novembro.

14 comentários:

Anónimo disse...

Gostei da frase do Fernando Nobre sobre os membros do Conselho de Segurança da ONU. Estamos nas mãos desses que se dizem zeladores da paz mundial...

Fiquei curiosa para saber o motivo pelo qual Joe Berardo disse 'Fuck him' a respeito de Rui Costa. Bem, primeiro, queria saber se esse Rui é o jogador? É?

Ciao!

PaTi disse...

Bem as frases foram escolhidas a dedo lololololol

Já à muito tempo q não passava por aki...

Aproveito para te Desejar um 2008 cheio de coisinhas boas ;-)

E claro boas postagens aqui no Doce Ilusão para vir cá comentar...

João Caniço disse...

Cyntia, realmente a frase do Fernando Nobre caracteriza na perfeição a hipocrisia e falsidade com que os 'senhores do mundo' vivem e tentam ludibriar-nos a todos...
Joe Berardo, é um empresário madeirense que se radicou na África do Sul ainda jovem e enriqueceu muito graças ao 'apartheid'. Depois da queda desse triste regime, regressou a Portugal investindo fortemente na bolsa, sendo hoje em dia um dos homens mais ricos do país. Benfiquista fanático, tentou comprar o clube no Verão passado, mas por a proposta foi rejeitada. Apesar de não perceber nada de bola e ser um verdadeiro labrego no sentido mais lato da palavra não se coibe de fazer comentários sobre futebol e o mais hilariante e célebre foi esse sobre Rui Costa. O engraçado foi que Rui Costa tem sido o melhor jogador do Benfica esta época e o energúmeno do Berardo algum tempo depois deste triste comentário veio a público pedir desculpas ao 'maestro' e que se tinha enganado redondamente sobre as suas qualidades futebolísticas... Pela boca morre o peixe...
Ontem esqueci-me de colocar uma das frases mais badaladas do ano que pertenceu a Scolari, já a 'postei', está nas melhores do ano... ;)
Abraços

João Caniço disse...

Ainda bem que gostaste das frases Pati, tentei fazer uma selecção criteriosa das melhores ;)
Os meus desejos para ti são recíprocos neste novo ano :)
Já lá vai um tempinho que não aparecias por aqui não... as tuas visitas são sempre bem vindas :)

Anónimo disse...

JP,
Obrigada. Entendi o contexto. Desculpe, mas o senhor Joe Berardo teve que engolir o Rui Costa! Menos mal que o 'energúmeno' pediu desculpas. Poxa, se referir a alguém assim na mídia é no mínimo grosseiro.

Ah, a frase de Felipão! Não podia faltar. De volta aos seus velhos tempos e com o sotaque gaúcho que ele não perde.

Abraços,

João Caniço disse...

No mínimo grosseiro, muito bem dito Cyntia. O tipo só porque tem dinheiro pensa que pode fazer e dizer o que bem lhe apetece, mas o Rui Costa com excelentes exibições e na imprensa com a classe que o distingue minimizou e bem o caso...
Essa frase do Felipão fica para a história! Inesquecível! Aqui em Portugal o fenómeno humorístico dos últimos anos é um grupo de 4 rapazes denominado 'Gato Fedorento', se quiseres vê aqui neste link a maneira engraçada como eles brincaram com Scolari: http://www.youtube.com/watch?v=dhDjKZccieo

Abraços

khukhita disse...

Excelentes escolhas joaozinho..

Através de algumas destas frases facilmente se pode concluir que somos um país pequeno a reboque dos outros.. O pior é quando aqueles que nos rebocam são "dos nossos" e nos puxam para o fundo..

Faço apenas um reparo: se o Berardo fosse realmente "benfiquista fanático" não abriria a boca para se referir ao Rui Costa. Ainal de contas, o nosso Ruizinho é um SENHOR (coisa que o madeirense não será nem que morra e renasça 10 vezes).

Beijufa gorda e continua, Nenas

Anónimo disse...

JP,
Assisti mais cedo ao video. Aliás, de um fui linkando em ouro. Muito hilário. A imitação do Felipão é perfeita. Imagino a reação dele ao ver na tv os caras fazendo graça com a cara dele :) De certo não riu como eu.

Aqui no Brasil, a febre do momento é um programa chamado 'Pânico'. Eu nunca vi. Anterior a eles há o 'Casseta & Planeta' que fez muito sucesso. Em, na época da Copa, um dos integrantes morreu quando cobria a Seleção do Brasil no Mundial da Alemanha. Mesmo assim, acho que o grupo não acabou.

Abraços,

João Caniço disse...

Nenas, fico contente que tenhas gostado das minhas escolhas para frases do ano, também acho que explica de uma forma sucinta o que se passou de mais importante em Portugal e um pouco por esse mundo fora...
Sobre o Berardo tenho a pior das impressões, não posso com o tipo e pelos vistos pensas da mesma maneira que eu, o tipo nem que fosse o mais rico do mundo chegaria a ter metade da classe e postura que o Rui Costa tem...
Passei pelo teu blog há dias e está muito vazio, vê se escreves qualquer coisa lá ;)
Beijinho e parabéns pelo 1º emprego ;)

João Caniço disse...

Cyntia,
há poucos dias entrevistaram o Scolari e perguntaram-lhe o que ele tinha achado dessa imitação e ele com um sorriso meio amarelo lá disse que tinha achado muita piada e blá blá blá... ;)
Eu aqui em Portugal apanho a TV Record, mas além de novelas só apanho uns talk-shows muito marados a que não acho a mínima piada... é mais um canal que está a encher a grelha da tv... ;)
Abraços

Anónimo disse...

Imaginei que ele teria reação semelhante por cortesia. Ele está em um entrevista na revista daqui 'Placar', que trata quase que exclusivamente do futebol brasileiro. Ele diz que não quer sair da Europa, não. Quer de repente ir para um clube.

Não sabia que aí pega a Record.A maioria dos canais abertos daqui, para não dizer todos, na minha opinião só têm programas de qualidade duvidosa.

João Caniço disse...

Pois é, parece que Scolari após o Euro quer treinar um clube europeu, para já não faço a mínima ideia qual será... aceitam-se apostas ;)
Sim, apanho a Record e a MGM que é um canal de cinema, este também raramente vejo porque os filmes são por norma bem antigos e muitas das vezes dobrados em brasileiro o que não é nada agradável para quem está habituado a legendas...

Anónimo disse...

Eu tenho esse canal também. Nesses dias 'O Homem com a Máscara de Ferro' já passou um montão de vezes! Eles repetem muitos filmes, normalmente antigos e também não gosto de ver filmes dublados. Gosto de ouvir a voz do ator.

João Caniço disse...

Pois, eu também, não acho piada nenhuma a que dobrem os filmes... É muito raro mesmo eu ver esses canais brasileiros... No último Verão quando estava de férias costumava almoçar tarde e a RTP começou a transmitir por volta das 14h da tarde uma novela brasileira, 'Prova de Amor', e eu por acaso comecei a ver e até achei engraçada a história e com bons actores. Aqui passou e ainda passa tanta novela brasileira que aos anos que não vejo nenhuma...