sábado, janeiro 05, 2008

Político do Ano 2007

Odiado por uns, amados por outros, Hugo Chávez é o político mais carismático e complexo de Esquerda do século XXI e na minha opinião a figura política do ano passado. Atacado pelos EUA e seus vassalos, acusam-no de ser ditador, ele que foi reeleito nas urnas pelo povo com mais de 60% dos votos em 2006, sofreu sim uma bárbara tentativa de golpe de estado em 2002 arquitectado pela CIA e por Espanha com o alto patrocínio de Aznar, mas nisso ninguém fala, a opinião pública mundial é manipulada por estações de televisão, redacções de jornais e opiniões de políticos dos mais subservientes a Washington, tudo isto porque Chávez ousa por em marcha uma revolução na Venezuela rumo ao socialismo do século XXI, põe em causa o poder dos patrões e do patrão de todos os patrões (Bush), está ao lado dos pobres, melhora-lhe as condições de vida e pisa os calos e interesses das ricas escórias sociais sul americanas e isso é nada mais nada menos que imperdoável para todos os defensores do neoliberalismo.
Apesar de não ser muito a favor do recente referendo realizado na Venezuela compreendo a intenção de Chávez, quando se tem um projecto da envergadura do que ele tem para mudar para bem melhor toda uma sociedade será difícil conclui-lo nos anos que ainda lhe restam de mandato. Chávez perdeu o referendo, aceitou a derrota, não houve notícias de desacatos nem de quisquer tentativas de fraude e continua a escumalha da imprensa internacional a apelidá-lo de ditador. Chávez não tem campos de tortura, nem presos políticos, não pratica a pena de morte, não mente nas instâncias internacionais, não forja relatórios sobre armas de destruição maciça, não desvia os recursos nacionais para entrar em guerra em qualquer ponto do globo onde hajam interesses petrolíferos e necessidade de venda de armas advindo daí a morte de gente inocente, destruindo países e culturas, não consta ser apoiante de terroristas ou organizações menos claras e ratificou Quioto e agora Bali sem grandes reservas. Quem leu com atenção este post responda agora em consciência para si próprio, este homem pelo que fez até hoje pode ser considerado um ditador? Pode-se não gostar do seu estilo, mas perante o avanço assustador do neoliberalismo este homem tem todo o meu apoio, assim como a da maioria do povo venezuelano e de milhões de pessoas de esquerda, comunistas, socialistas ou ecologistas e outros desencantados com o capitalismo e com o domínio norte americano por esse mundo fora, por tudo isto termino com um simples: Viva Chávez!

6 comentários:

Anónimo disse...

JP!
ADOREI seu texto. Está perfeito. Escrito por uma pessoa que está por dentro dos fatos e que não se deixa manipular pela mídia que vende a imagem de Chávez como um homem ditatorial e anacrônico, como você mesmo escreveu.

Muito bom. Viva Chávez!

João Caniço disse...

Muito obrigado Cyntia, fico bastante contente que tenhas gostado e que também não te deixes levar por essa imprensa vendida e manipulada por interesses neoliberais. Que Chávez continue o seu bom trabalho na Venezuela!

Anónimo disse...

Grade JP:)ao ler o teu post sobre chavez concordo com quase tudo o que escreveste mas , por detras da obra realizada está uma pessoa que as vezes perde a noção do cargo que ocupa chegando a ser arrogante, os midia (eua ,espanhois ,etc),como citaste e bem, pegam nisso e jogam tudo contra a imagem dele.
Continuas em grande nos teus blogs ;-) Abraço Filipe aka oceano

João Caniço disse...

Obrigado Filipe, fico muito contente que continues a gostar do que escrevo nos meus blogs :)
Também fico muito satisfeito que não te deixes levar pela manipuladora imprensa internacional e concordo contigo nessa apreciação que fazes. Acredito que por vezes Chavez se deixe levar pelo entusiasmo e emoção com que lida com as situações e não tome as atitudes mais adequadas e consentâneas para quem exerce um cargo tão importante como o seu daí eu ter escrito que 'pode-se não gostar do seu estilo'...
Abraços

Rodolfo Moura disse...

JP,
Descobri, agora, que além do 'Bianconero Portoghese', você também é editor desta 'Doce Ilusão'.
Muito bom este seu 'post' sobre o Chavez, embora eu tenha uma impressão diametralmente oposta a tua.
Porém, como bom democrata que julgo ser, acho extramente boa essa diferença de idéias.
Parabéns por mais esta empreitada!
Abraços,

João Caniço disse...

Rodolfo, iniciei este blog em Maio de 2006 mais por brincadeira e na altura estava em alta a 'febre' dos blogs por cá, entretanto fui gostando e continuo a escrever sobre vários temas de que gosto como futebol, música, livros, poesia, política... O 'Bianconero Portoghese' foi uma ideia que fui maturando com o tempo e no último Verão comecei mais essa empreitada.
Quanto a este 'post' apenas explanei a opinião que tenho sobre Chávez, fico contente que tenhas gostado apesar de teres ideia oposta, eu também me considero um bom democrata e penso que ninguém é dono da verdade absoluta logo acho extremamente salutar e positivo várias ideias sobre qualquer assunto, no caso político.
Abraços