quarta-feira, janeiro 09, 2008

Jogador da moda na Premiership

Nas recentes férias natalícias tive oportunidade de assistir a muitos jogos da Premiership, em especial os que envolviam as equipas do chamado big 4, Man Utd, Chelsea, Arsenal e Liverpool onde actuam várias estrelas do top mundial tais como Cristiano Ronaldo, Drogba, Lampard, Fabregas, Gerrard ou Fernando Torres. Apesar da constelação de estrelas que estas 4 equipas possuem, não pertence a nenhuma delas o jogador da moda neste momento em Inglaterra embora algumas das mesmas pareçam estar bastante interessadas em contratar o tal jogador. Para quem não o reconheceu pela foto, o jogador tem 26 anos, é avançado do Tottenham, é búlgaro e chama-se Dimitar Berbatov. O manager dos Spurs, o espanhol Juande Ramos não parece nada disposto a abrir mão do seu nº 9 e fixou o preço em cerca de 47 milhões de euros! Berbatov reagiu esta semana a toda a imensa especulação que surge diariamente na imprensa inglesa dizendo que lhe atribuem declarações que nunca proferiu, sente-se bem no Tottenham, só pensa em jogar futebol e que acha um absurdo o dinheiro que dizem que ele vale...
Berbatov, tal como o Tottenham começou muito mal esta temporada e foi apenas com a vinda do novo técnico, Juande Ramos, ex Sevilha, que os Spurs endireitaram caminho e começaram a recuperação na tabela para lugares mais aceitáveis, tudo isto sob a liderança em campo do craque búlgaro. No final do mês passado num jogo fora frente ao Reading, Berbatov apontou 4 golos, todos de belo efeito e a sua cotação disparou! Berbatov é um excelente finalizador, tem um fantástico sentido posicional e uma técnica individual apuradíssima. O que mais me impressiona no seu jogo é a extraordinária visão de jogo que possui, em quase todos os movimentos ofensivos da equipa londrina a bola passa pelos seus pés, é uma espécie de pivot atacante, coloca a bola de maneira sublime desmarcando os seus companheiros na perfeição. Quanto aos seus aspectos mais débeis penso que a velocidade não é a sua principal arma, embora compense essa lacuna com um notável poder de desmarcação e na procura de espaços vazios, e a aparente falta de emoções com que vive o jogo, Berbatov parece que joga futebol apenas por dever profissional, é um jogador pouco expansivo, festeja os golos de maneira muito discreta, é este o principal defeito que os adeptos do histórico clube londrino lhe apontam, apesar de ser claramente o melhor jogador do Tottenham na actualidade e arrisco-me a dizer um dos melhores avançados do mundo do momento! Será que fica em White Hart Lane? Será que vai para bem perto sem sair de Londres ou ruma a Norte? O resto do mês de Janeiro nos dirá embora eu pense que só no Verão possa haver novos desenvolvimentos sobre o destino do talentoso avançado búlgaro...

8 comentários:

Anónimo disse...

Como já havia comentado, eu acho, com você, também passei boa parte do tempo vendo Premiership nesse período de natal. Foi muito bom para que eu conhecesse alguns nomes que vocês comentam, mesmo assim, socorro, que às vezes eu me enrolo para lembrar nomes e coisa e tal.
Onteme stava a ver uma parte do embate entre 'Spurs' e 'Gunners' válido por umas das Copas da Inglaterra. O comentarista da ESPN o elogiava muito.
De fato, o Tottenham que não vence o Arsenal desde 99(!?) quase saiu de campo vitorioso. Na próxima partida, espero estar menos sonolenta para companhá-lo mais de perto.

Interessante sua observação dos pontos fortes e fracos do Berbatov. O Zagallo, se treinasse ainda, talvez fosse à TV dizer que ele seria o seu 'número 1' perfeito. Aquele homem em campo responsável por distribuir as jogadas do time e ditar o ritmo da partida. Nos anos em que ficou na seleção, batia nessa tecla insistentemente e saiu sem ter nunca encontrado o seu 'número 1' ideal. Outra coisa é isso dele jogar meio que 'mecanicamente' e ser frio nas comemoraçãoes, o que contrasta com a eficiência no jogo coletivo. Só é mais reservado na sua forma de se expressar e comemorar os gols.

Me surgiu uma pergunta, meio provocativa, mas não a você: O Juande Ramos terá também o hábito de Benítez para levar para Londres só espanhóis? Sei que ele está há pouco no cargo...

Abraço,

João Caniço disse...

Eu também vi ontem esse jogo, estava a dar na TVE (Televisão de Espanha) e o comentador passou o jogo quase todo a elogiá-lo ;)
Achei um bom jogo, os 'Spurs' mereciam ter ganho, tiveram muito azar na maneira como sofreram o golo. Não sabia que não venciam os rivais do Arsenal há tantos anos, oxalá os vençam no jogo da 2ª mão ;)
Lembro-me de Berbatov, ainda muito novinho, ter actuado na final da Champions de 2001 pelo Leverkusen frente ao poderoso Real Madrid e já na altura me pareceu um jogador muito interessante. O Tottenham pagou por ele em 2006 a módica quantia de 16 milhões de euros e tem cerca de 40 golos apontados pela selecção búlgara onde é juntamente com Petrov, o extremo esquerdo do City (também por aqui já tínhamos falado nele), a grande figura da equipa. Eu vi recentemente 3 ou 4 jogos do Tottenham e as características que descrevi no post foram as que mais me chamaram à atenção. Mesmo naquele jogo fantástico frente ao Reading onde os 'Spurs' venceram por 6-4 e ele apontou 4 golos, um número sempre fantástico, festejou os seus golos de uma maneira pouco expressiva, diria mesmo 'fria', nada comum para um avançado, que normalmente festeja um golo de uma maneira super efusiva, mas não há-de ser isto que lhe retira qualidade como grande jogador que é. Não sabia essa história do Zagallo, interessante, embora não seja fácil encontrar um jogador das características que ele pretendia, Berbatov poderia ter sido o tal, porque ele é o 'faz tudo' da equipa em termos ofensivos, faz-me lembrar muito a maneira como a Roma joga com Totti por exemplo.
Até agora o Juande Ramos ainda não levou nenhum espanhol para Londres e não li nada sobre isso, apenas se especula que Kanouté, avançado maliano do Sevilha, que 'explodiu' por lá com Juande Ramos pode ir para os 'Spurs' o que seria um regresso já que Kanouté foi do Tottenham para o Sevilha... ;)
Abraços

Anónimo disse...

Puxa, a Bulgária nem vai estar na próxima Euro. Que pena! Seria bom vê-los em campo.

É verdade, pelos meus poucos conhecimentos de tática em futebol, percebo que o Totti faz esse papel na Roma. E diga-se de passagem, muito bem.

Parece que o mercado na Inglaterra será bem mais movimentado do que na Itália. E agora com a subida de produção do Tottenham, creio eu que o novo treinador começará a dar a cara dele ao time.

Kanouté me soa familiar. Acho que do Sevilla mesmo. Eles derrotaram o Madrid em alguma competição no ano passado, mas algo me diz que Kanoutè não esteve em campo por eles... ;)

Abraços,

João Caniço disse...

É pena mesmo que a Bulgária fique de fora, apanharam a Roménia e a Holanda no grupo...
Sem dúvida, Totti na Roma executa essa missão na perfeição.
Pois está, ainda hoje Anelka assinou pelo Chelsea, será que é desta que ele se afirma num clube grande?...
É provável que tenham derrotado o Madrid no ano passado sim, o Sevilha nos últimos 2 anos deu cartas em muitas provas, venceu 2 taças UEFA, 1 Supertaça Europeia e também Taça e Supertaça de Espanha, tudo com Juande Ramos ao leme... O Tottenham só pode esperar melhorias com ele. Kanouté, salvo erro, foi dos melhores, senão mesmo o melhor marcador da Liga Espanhola no ano passado...
Abraços

Anónimo disse...

Ah, Kanouté esatrá agora na Copa Africana das Nações. Vocês terão essa competição transmitida por aí?

Ciao!

João Caniço disse...

É verdade, ele representa o Mali. Penso que a Eurosport transmitirá os jogos como tem sido hábito nas últimas edições, espero poder assistir aos melhores jogos se o calendário de exames assim o permitir...
Boa noite, ciao :)

Anónimo disse...

Voltando à Premier League. E o Liverpool ontem, hein... Salvo pelo gigante Crouch. Que fase!

Ciao!

João Caniço disse...

Quando fui tomar café vi a 2ª parte, Liverpool tá numa fase incrivelmente má, 4º empate consecutivo... aquele auto golo do Fábio Aurélio é quase anedótico, foi demasiado caricato... Valeu mesmo o gigante Crouch a salvar da derrota, não percebo porque Benitez não o coloca como titular, para mim é superior ao Kuyt e ao Voronin...
Ciao :)