domingo, janeiro 20, 2008

O adeus de um herói da 2ª Grande Guerra

A temática da 2ª Guerra Mundial sempre me interessou bastante e procuro através de livros, documentários e filmes saber cada vez mais sobre o assunto. Uma das imagens que mais me fascinou é esta que aqui é reproduzida neste post em que é evocada a tomada do Reichstag em Berlim pelo Exército Vermelho. Pesquisei sobre o assunto e descobri que o soldado soviético que hasteou a bandeira no quartel general de Hitler a 30 de Abril de 1945 se chamava Mikhail Minin. Há pouco li a notícia que tinha falecido no passado dia 10 deste mês em Pskov na Rússia com 85 anos de idade.
Mikhail aderiu como voluntário ao Exército Vermelho em Junho de 1941 tendo estado nas batalhas que libertaram Leninegrado do cerco alemão, tendo em seguida feito todo o caminho na linha da frente do exército soviético até chegarem a Berlim. Stalin queria que o Reichstag fosse capturado até 1 de Maio para coincidir com o feriado do dia do Trabalhador, assim sendo Mikhail e mais 4 soldados foram destacados para invadir o edifício na noite de 30 de Abril. Para tal arrombaram uma porta trancada tendo recebido de imediato fogo de soldados alemães que lá dentro defendiam o último reduto do regime nazi. Respondendo com fogo de metralhadora e depois de dominados os resistentes, os soviéticos conseguiram subir ao terraço onde se encontrava a estátua Germania tendo usado a coroa que existia na sua cabeça para fixar o mastro da bandeira, Mikhail subiu pela estátua e com a ajuda dos cintos do seu uniforme hasteou a bandeira vermelha com a foice e o martelo! Estava tomado o coração do regime nazi, Hitler tinha-se suicidado poucas horas antes num bunker em Berlim, antes do Exército Vermelho entrar na capital alemã, era o fim do tenebroso regime que durante cerca de 6 anos espalhou o terror e a morte pela Europa e um pouco por todo o mundo...
Mikhail Minin foi elevado à categoria de herói na URSS tendo continuado no Exército Vermelho até 1977, altura em que se reformou e foi viver para Pskov até ao fim dos seus dias.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bonita a foto. Captada no momento exato!

João Caniço disse...

Cyntia, esta imagem é uma pintura de um artista que não consegui descobrir o nome, mas está tão real que leva-nos a imaginar que foi realmente assim que aconteceu, com Berlim como pano de fundo, envolta em destruição e fumo, eu classificaria a gravura, apesar do panorama de fundo, como um sublime momento reproduzido :)
Abraços

Anónimo disse...

Ah, bom :)

Perfeita, mesmo.