sexta-feira, maio 01, 2009

Provocar para depois vitimizar!


Acredito que Vital Moreira não seja ingénuo, tem muitos anos de política, sabia demasiadamente bem para onde ia no início da tarde de hoje e em que condições iria ser recebido pelos manifestantes afectos à CGTP.

Nada minimiza as agressões de que foi alvo, são absolutamente condenáveis, ainda para mais num dia com especial significado como é o 1º de Maio, apesar de os mesmos actos violentos e merecedores de repúdio terem sido um acto isolado e nem por sombras organizado pela central sindical ou pelo partido conotado à mesma.

O cabeça de lista do PS às eleições europeias levava a lição bem estudada, afinal foi um dos principais promotores do vergonhoso Código do Trabalho, antigo destacado militante comunista, deputado constituinte, que sonhou ser o sucessor de Álvaro Cunhal e que com a queda do império soviético desertou como muito outros à procura de tacho, visto que por ali já não existiam condições para se orientar, logo era perfeitamente previsível a reacção em massa dos manifestantes que por ali se encontravam ao darem de caras com um sujeito representativo do actual Governo e cujo único objectivo em se deslocar à manifestação da CGTP foi o de provocar para depois fazer o papel de vítima retirando daí benefícios políticos e eleitorais!

Num país com 20% da população no limiar da pobreza, quase 10% da população activa no desemprego, milhões com trabalho precário, o aparelho produtivo completamente destruído, milhões de lucros para os grandes grupos económico-financeiros e os seus excelentes gestores que nos levaram a esta crise, já para não falar dos milhões que o Estado deu para salvar a banca acaba por ser normal esta revolta!
Fosse outro qualquer destacado militante socialista a chefiar a delegação do PS e os insultos e apupos teriam acontecido de igual forma! Se tem sido o arruaceiro Santos Silva, o tal que gosta de malhar na oposição, teria sido bastante pior quase com toda a certeza! O argumento invocado por Vital Moreira de que foi agredido por ser antigo militante do PCP não cola! Miguel Portas, igualmente antigo militante comunista e cabeça de lista ao Parlamento Europeu
por outra força política que não o PCP, também esteve na manifestação e não lhe aconteceu rigorosamente nada, bem pelo contrário!

O aproveitamento político que o PS está a tentar retirar deste episódio é simplesmente vergonhoso! A campanha cinzenta de Vital Moreira aliada a péssimos desempenhos nos debates televisivos e a sondagens pouco favoráveis levam o PS a esta fuga para a frente, numa encenação ao pior estilo de vitimização do célebre episódio de Mário Soares na Marinha Grande em 1986... Provavelmente, já se devem ter esquecido das circunstâncias da morte de Sousa Franco, cabeça de lista do PS às eleições europeias em 2004, na lota de Matosinhos em vésperas do acto eleitoral! Tenham vergonha...

Este post não tem como objectivo desculpabilizar nem justificar os actos de hoje, terminando o mesmo com a seguinte comparação: Na passada semana, um jogador de futebol do clube mais laureado do mundo, pago principescamente e que por sinal representa o nosso país, agrediu selvaticamente um colega de profissão. A justificação encontrada por muitos foi que o rapaz estava de cabeça perdida, agiu inadvertidamente...
Como será que se sentem os muitos milhares de portugueses que vivem cada vez mais no limiar da pobreza, e que diariamente se juntam ao imenso rol de desempregados neste país? Será que uma franja destes portugueses não podem perder a cabeça e revoltarem-se contra um indivíduo, que para todos os efeitos, naquele momento representa o Governo e a sua nefasta política para com eles?

Sem comentários: